Um homem desidratado e ferido, que ficou desaparecido por 9 dias em uma mata fechada na região de Cariboo, no Canadá, foi salvo após usar uma tática constantemente vista em filmes para pedir ajuda. Andrew Barber, de 39 anos, foi encontrado por agentes da Polícia Montada depois de gravar a palavra “help” (socorro) numa rocha e escrever “SOS” na lama, chamando atenção dos socorristas para seu local de abrigo.
Andrew estava desaparecido desde 31 de julho, quando seu caminhão quebrou na mata. Para sobreviver nesses nove dias, o homem desidratado e ferido construiu um abrigo improvisado com lama e gravetos e buscou água no lago próximo, adotando estratégias que também lembram aquelas vistas em filmes de sobrevivência.
Segundo a polícia, ele foi localizado a cerca de 5 quilômetros do veículo, após um helicóptero encontrar o caminhão abandonado. O sargento Brad McKinnon confirmou que Andrew passa bem, mas que sua situação era crítica no momento do resgate.
“Ele estava gravemente desidratado, com um ferimento na perna e muito debilitado. Sobreviveu bebendo água suja do lago e comendo tudo que conseguia encontrar”, relatou o presidente da equipe de Busca e Resgate de Quesnel, Bob Zimmerman.
O uso da tática vista em filmes para comunicar seu pedido de socorro foi fundamental para o resgate do homem desaparecido por 9 dias. Andrew recebeu atendimento no Cariboo Memorial Hospital, em Williams Lake, e já foi liberado para reencontrar sua família.